D3X_G137889
26 de abril de 2017

Estampa de Animais GB: o que está por trás?

D3X_G137889

Logo que eu comecei a trabalhar criando roupas, não tinha a estamparia como algo forte em mim. Sempre curti menos informação na composição final de looks. Mas logo eu comecei a sentir a necessidade de expressar minhas ideias – não estéticas, mas conceituais e ideológicas – através das roupas. Entretanto, eu nunca fui uma criadora conceitual. Eu gosto mesmo é de passar a mensagem de forma clara e entendível, sem rodeios. Quero dividir meus anseios, meus questionamentos e minhas causas de forma a trazer mais pessoas para perto dessas discussões que movem meus dias além da moda. Daí que a estamparia entrou com tudo na minha vida. Se meu trabalho é estético, visual, primeira impressão que chega na galera, porque não carregá-lo de mensagens que vão muito além da aparência. Confesso que foi, inclusive, uma forma de encontrar estímulo e significado no que escolhi como profissão, que por vezes parece tão sem sentido para mim, no contraste com as verdadeiras questões do mundo em que vivemos.

Uma das últimas estampas que desenvolvi com o pessoal da Epic – a Marina e o Maurício, que desde o meu primeiro mergulho nesse mundo esteve tornando minhas visões em realidade – foi essa estampa da imagem lá em cima, a de animais. Foi uma estampa que chamou de cara a atenção das clientes com perfil mais minimalista e artístico, que se aproximavam encantadas e ao ir descobrindo os animais na estampa pseudo abstrata, olhavam com surpresa e certo espanto, devido a escolha dos animais retratados (vacas, galinhas, porcos, ovelhas e peixes). E era justamente essa a ideia dessa estampa louca de linda: tirar esses animais do local de abstração que todos nós colocamos eles. Ou seja, afastá-los da imagem de produto a ser consumido e mostrá-los como indivíduos.

Eu a Marina e o Maurício sabíamos que seria algo difícil inserir um assunto tão polêmico em uma estampa elegante e minimalista, de forma a não a agredir e afastar, mas sim de convidar para uma reflexão. O resultado, entretanto, superou minhas expectativas tanto em termos estéticos, como no impacto e conversas que gerou com minhas/meus clientes. Ai embaixo algumas peças com a estampa de animais que estão disponíveis lá na loja on-line:

 

Camisão, Saia Legs For Days e Camisa Daniela na estampa de animais.

Camisão, Saia Legs For Days e Camisa Daniela na estampa de animais.

 

E tu, curte usar algo que fale além da aparência? Que causas te movem?  Como tu comunica elas pro mundo?

Até!

 

 

 

Gabriela Basso

Veja todos os posts de .

    Deixe um comentário